2 de dezembro de 2013

1984 e a música

O livro 1984 de George Orwell foi escrito em 1949 e se tornou um dos maiores clássicos de literatura mundial. No livro, o personagem Winston vive em uma sociedade totalitária, controlada pelo Grande Irmão. Winston trabalha realizando alterações em documentos e obras a fim de perpetuar a imagem onipresente do Grande Irmão.


Com o passar do tempo, Winston começa a questionar aquela sociedade e o autoritarismo do governo. Suas ideias ganham mais força quando se apaixona por sua companheira de trabalho Júlia e quando conhece outras pessoas que tem os mesmos pensamentos.

Este clássico da literatura nos faz pensar e refletir sobre a rede de informações e vigilância dos dias atuais e questionar o quanto isto é benéfico ou prejudicial para a sociedade de hoje. Realmente George Orwell fez uma história com um enredo fantástico e que influenciou muita gente, inclusive no mundo da música. Neste post vamos mencionar alguns artistas que fizeram músicas e álbuns inspirados na obra de Orwell.

Radiohead – “2+2 = 5” (Do álbum Hail To The Thief de 2003)

Nesta música que é a primeira faixa do álbum Hail to the thief, a banda de Thom Yorke se inspira no trecho do livro de Orwell em que Winston admite que dois mais dois dão cinco, fato que mostra a perda da individualidade do personagem dentro da trama. Esta música também é considerada uma crítica ao governo George W. Bush, mesmo não sendo admitida pela banda.




David Bowie – “1984” (Do álbum Diamond Dogs de 1974)

A ideia inicial de Bowie era fazer uma obra cinematográfica baseada em 1984, porém a família de Orwell não autorizou, por isto fez um disco inteiro baseado no livro. Nesta música, Bowie fala do trabalho de Winston, que era a de forjar documentos, sempre defendendo os interesses do Grande Irmão.




Incubus – “Talk show on mute” (Do álbum A Crow Left Of The Murder de 2004)

O videoclipe e a letra da música dão a impressão de uma sociedade alienada e dominada, assim como no livro de Orwell, sendo no caso do clipe pela televisão e no livro pela Teletela.




Muse – “United States of Eurasia” (Do álbum Resistance de 2009)

Mais um disco baseado no livro 1984, no álbum é contada a evolução de Winston, desde quando era funcionário padrão do regime, até a revolução contra o Grande Irmão, passando pelo seu romance com Júlia e  as descobertas sobre o governo. Esta música fala do império formado por toda a Europa, quase toda a Rússia e uma parte da Ásia, chamado Eurásia.












Nenhum comentário:

Postar um comentário