25 de julho de 2018

Os plágios da Legião Urbana


Como todo mundo já sabe neste mundo nada se cria tudo se copia, como já diz o ditado. No mundo da música isto não é diferente, os casos de plágio são muito comuns e foram expostos aqui no blog neste texto aqui e neste outro texto aqui, que fala sobre os plágios de Raul Seixas.


Com a galera da Legião Urbana, de seu líder e poeta Renato Russo, não foi diferente, a banda pegou várias ideias de outras bandas, principalmente em seus primeiros trabalhos para moldar a sonoridade desta que foi a mais bem sucedida do rock brasileiro em todos os tempos. Este fato não diminui a importância do grupo e muito menos a genialidade de Renato Russo, mas que ele realmente roubou riffs e arranjos de outras bandas isto ninguém pode negar. É isto que vamos mostrar no post de hoje:

“Soldados” e “Independence Day” (Do Comsat Angels)


Renato Russo pegou emprestada a batida tribal e um pouco da melodia das guitarras da canção do Comsat Angels, lançada em 1980 no primeiro disco da banda, Waiting for a Miracle. “Soldados” faz parte do primeiro disco da Legião, lançado em 1985. 





“Ainda é Cedo” e “Love is the Drug” (Do The Cartoons)

Em 1983 a banda The Cartoons fez uma versão para esta música do Roxy Music, Renatão Russo ouviu e não resistiu, copiou a linha de baixo e os harmônicos da guitarra para criar um de seus maiores clássicos, “Ainda é Cedo”. “Love is the Drug” foi lançada em 1983 pelo Cartoons.



“Dezesseis” e “Your Pretty Face is Going to Hell” (Do The Stooges)

Aqui Renato roubou o riff e a melodia na caruda, da música do Stooges que faz parte do clássico disco Raw Power de 1973. Dá até para imaginar Renato cantando “João Roberto era o maioral, João Roberto era um cara legal” em cima da melodia da música do Stooges. “Dezesseis” faz parte do disco A Tempestade de 1996. 



“Será” e “Jumping Someone Else´s Train” (Do The Cure)

Aqui Renato e sua turma foram mais light e discretos e copiaram apenas o riff inicial da música. “Someone Else´s Train” foi lançada como single em 1979 e fez parte do coletânea Staring At The Sea lançada em 1986. “Será” faz parte do primeiro disco da Legião. 





“Que País é Este?” e “I Don´t Care” (Do Ramones)

É claro que a Legião não poderia deixar de copiar o Ramones. Na verdade “Que Pais é Este” fazia parte do repertório do Aborto Elétrico, banda anterior de Renato Russo e foi gravada pela Legião somente em 1987 no disco de mesmo nome. Aqui o riff foi copiado sem maiores cerimonias e disfarces. “I Don´t Care” faz parte do disco Rocket to Russia de 1977.




61 comentários:

  1. Cara, impressionante isso. Nunca havia percebido. Que coisa!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcão, muito na cara dura e a gente nem via kkkk Abraço!

      Excluir
  2. Vento no Litoral, plágio de Happy To Hang Around (Travis)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA Caramba mano essa eu não sabia.....Renato Russo ressuscitou e plagiou o Travis na cara dura....Um abraço!

      Excluir
    2. Pelo que pesquisei essa musica do Travis foi lançada em 2003, então se teve algum plagio foi da parte do Travis.

      Excluir
    3. As duas plagiaram Eternal do Joy Division

      Excluir
    4. Só se eles plagiaram legião, pq vento no litoral foi lançada em 1991, já essa música aí a banda travis lançou em 2003, mais de 10 anos depois kkkkkk

      Excluir
    5. Travis não tem como ser , pq o primeiro alvo da banda foi em 97 e a música " vento no litoral é de 91 !!

      Excluir
  3. Legal. Mas agora seria legal propor uma contrapartida. O riff de Será é igualzinho à linha de baixo de With or Without You do U2. Mas Será é de 1985. E a de Bono e companhia é de 1988...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba essa eu nunca tinha reparado...Será? kkkkkkkk

      Excluir
    2. Se você acompanhar a batida e a linha, vai ver que a harmonia de Será é Am - C - D - Em. A linha do baixo do Adam Clayton fica bem parecida porque toca D - A - Bm - G, você tem um acorde menor no meio antecedido por um acorde maior um tom abaixo. As partes do refrão de "Outro Lugar", dos Detonautas, segue um movimento parecido. Mas... Tente cantar "Será" encima de "With or Without You" para você ver como combina...

      Excluir
  4. esses são alguns... tem ainda Joy Division, Smiths...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer...só hj descobri vários outros kkkkk

      Excluir
    2. Siiim! "Pais e Filhos" chupinhou "This Night Has Opened My Eyes" do The Smiths, não é tão perceptível mas a pegada da guitarra denuncia um pouco, rs...

      Excluir
  5. "Vamos brincar perto da usina.." (Legião Urbana - Angra dos Reis) "Born under mars
    With Jupiter rising..." (The Game - Echo And The Bunnymen)

    ResponderExcluir
  6. "Pais e Filhos" (https://youtu.be/sfixHYBWaiU) chupinhou um pouco os acordes e a marcação da batidinha da guitarra de "This Night Has Opened My Eyes" (https://www.youtube.com/watch?v=S32kh1aM0r0) do The Smiths. Concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, lembra um pouco mesmo kkkkkkk

      Excluir
    2. Acho que vc forçou a barra um pouco, eu acho que não lembra não kk

      Excluir
  7. The last day of summer do the cure é metal contra as nuvens..È IDENTICO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse éo plagio mais discarado junto com I don´t care do ramones

      Excluir
    2. No caso plágio do The Cure né? Essa música foi lançada pelo The Cure em 2000 no disco BloodFlowers

      Excluir
    3. O The Cure esperou 15 anos para se vingar! kkkkkkkkkk!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Por incrível q pareça, The Smiths eu ouvi primeiro que legião urbana,e até o estilo bem "despojado" do cantor eu vi uma semelhança com a do Renato...aquela jogada de braços e tals,mas c esse post td parece ser mais claro que o possivel!Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Ainda tem Conexão Amazônica que traz o começo igual a Touch too Much do The Arrows.

    ResponderExcluir
  11. Tem também Tempo Perdido que lembra demais uma música dos The Smiths, dizem que o Renato Russo ficou até com vergonha depois. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos falam que Legião lembra Smiths, mas pra mim lembra muito mais The Cure, Joy Division e Gang of Four. Um abraço!

      Excluir
  12. Entrando de gaiato no navio, Tempo Perdido é idêntica a Still Ill dos Smiths...

    ResponderExcluir
  13. a matéria é legal mas aqui nos comentários tem uns absurdos. é só usar os mesmos acordes ou puxar corda da guitarra nos dedos ou usar arranjo com tríades que já é plágio. aí compromete toda a música do planeta. quem inventou essas técnicas? tá todo mundo plagiando eles então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, principalmente no rock um estilo mais básico ritmicamente e harmonicamente, as músicas às vezes acabam soando parecidas mesmo. Um abraço!

      Excluir
  14. nao foi do ramones mas da banda penetration... dont dictade...
    https://youtu.be/OIj5sR91alo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu honestamente prefiro acreditar que inicialmente, nos tempos do rock de Brasília, quando o Renato era do Aborto Elétrico, toda a música que País é Este foi composta rítmica e harmonicamente a partir de "Don't Care", do Ramones. O riff dessa música do Penetration aparece só na segunda versão do "Que País é Este".

      Excluir
    2. Mutley verdade, nunca tinha ouvido essa, identico.

      Excluir
    3. idêntico kkk, não conhecia esse som

      Excluir
  15. Uma que eu nunca vi escrita em lugar nenhum, é bem clara e é certeza que ele ouvia é: melodia do refrão de teatro dos vampiros= melodia do verso da River da Joni Mitchell. Do mesmo álbum da last time I saw Richard

    ResponderExcluir
  16. Uma que eu nunca vi escrita em lugar nenhum, é bem clara e é certeza que ele ouvia é: melodia do refrão de teatro dos vampiros= melodia do verso da River da Joni Mitchell. Do mesmo álbum da last time I saw Richard

    ResponderExcluir
  17. "Tédio (Com um T Bem Grande P'ra Você)" lembra "I Wanna Be Your Boyfriend", do Ramones.

    ResponderExcluir
  18. provavelmente o autor do blog não vai publicar meu comentário, mas vamos aos FATOS: O Legião (e tem declarações do Renato e outros membros da banda fartas no You Tube), NÃO tiveram ingerência NENHUMA no primeiro disco, totalmente prodizido pelo José E.Rondeuau, crítico da revista Bizz, e veterano no jornalismo sobre rock.Você acha timbres dos instrumentos idênticos aos da música citada,inclusive que existe uma lenda que correu na época, que a bateria foi gravada em várias faixas pelo Serginho Herval (Roupa Nova). No caso do plágio na melodia, isso não acontece, e sim a semelhança de timbres, algo que foi feito pelo produtor, e não os músicos, aliás tanto o guitarrista quanto o baterista , na época eram muito ruins tocando ao vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de qual música vc está falando especificamente?

      Excluir
    2. Mas essa é uma lenda antiga, não só do Serginho mas como do Roupa Nova de que eles gravaram as bases para muitas bandas de rock sem serem creditados kkk.O lobão fala disso, apesar de ser difícil dar credibilidade ao que o lobão diz.

      Excluir
    3. Vc está enganado. Várias músicas o Russo plagiou. Vc acha mesmo que eles iriam reconhecer isso??? Em 1992 um pernambucano de nome Erivaldo Bezerra dos Santos, entra com um processo contra Renato Russo e a Legião, por causa de um plágio da melodia da música "Pais &Filhos", que na verdade vem da obra "Passado", registrada em 1978 pelo compositor autêntico da melodia. Essa melodia foi parar na EMI ODEON pq o próprio Erivaldo a enviou em 1987 para a gravadora. E o Russo se apropriou da melodia e em cima fez Pais e Filhos. Lançada no 4 Estações de 1989. Em 2000 o foi feito um laudo técnico pericial na 30 Vara Cível do RJ e comprovado o plágio por parte da banda. Erivaldo pedia Um milhão de reais de indenização, mas entraram num acordo de silêncio eterno e mais 400 mil reais na época, coisa de uns 2 milhões de reais hoje. O renomado advogado Neemias Gueiros Jr quem fez tudo, ele é a maior autoridade em direitos autorais no Brasil. Várias músicas, letras, citações sem créditos, etc, foram roubados sim por Russo e CIA. É que naquela época ninguém tinha acesso ao mundo na palma das mãos, como temos hoje. Entendeu?

      Excluir
  19. https://www.youtube.com/watch?v=X3W7ch0oLeA&list=PLz9mNtxmjM7FqUsFfwDc4i-8YO1DzKSPc&index=2

    Que País é Esse?

    ResponderExcluir
  20. Escute Play for Today do Cure e depois escute Andrea Doria. Disse isso pra um fan boy no YouTube esses dias e ele quase veio me bater. Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea Dória (uma das minhas preferidas da Legião, inclusive) é uma mistura de Play for Today + A Forest, ambas do Cure.

      Excluir
  21. Acho The Game do Echo and Bunnymen e Angra dos Reis com melodias bem parecidas , faz sentido ???

    ResponderExcluir
  22. Só uma das várias histórias de plágio do Russo, mas essa foi parar na justiça e a banda perdeu. Várias músicas o Russo plagiou. Vc acha mesmo que eles iriam reconhecer isso??? Em 1992 um pernambucano de nome Erivaldo Bezerra dos Santos, entra com um processo contra Renato Russo e a Legião, por causa de um plágio da melodia da música "Pais &Filhos", que na verdade vem da obra "Passado", registrada em 1978 pelo compositor autêntico da melodia. Essa melodia foi parar na EMI ODEON pq o próprio Erivaldo a enviou em 1987 para a gravadora. E o Russo se apropriou da melodia e em cima fez Pais e Filhos. Lançada no 4 Estações de 1989. Em 2000 o foi feito um laudo técnico pericial na 30 Vara Cível do RJ e comprovado o plágio por parte da banda. Erivaldo pedia Um milhão de reais de indenização, mas entraram num acordo de silêncio eterno e mais 400 mil reais na época, coisa de uns 2 milhões de reais hoje. O renomado advogado Neemias Gueiros Jr quem fez tudo, ele é a maior autoridade em direitos autorais no Brasil. Várias músicas, letras, citações sem créditos, etc, foram roubados sim por Russo e CIA. É que naquela época ninguém tinha acesso ao mundo na palma das mãos, como temos hoje. Russo é o Page brasileiro, no quesito plágio.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O que podemos ver com isso tudo é que a banda tinha uma forte influência dessas bandas estrangeiras do rock "mais indie" pós punk daquela época, isso é totalmente perceptível nas músicas do legiao, principalmente da banda The cure, mas isso nunca foi escondido pela banda.

    É completamente normal bandas e artistas se inspirarem em outras bandas e artistas e usar isso em suas músicas, então sempre iram existir algumas semelhanças em todos os gêneros musicais, as vezes podem ser usados o mesmo estilo na bateria, o mesmo campo harmônico, as vezes usam os mesmos acordes ou riffs muito parecidos, é normal, claro que até um certo ponto pois a banda também tem que ter sua própria identidade.

    É nítido que em certas músicas realmente essa inspiração passou do ponto e tornou-se algumas músicas muito semelhantes como mostrado nesse post do blog, se é questão de plágio ou não aí já é com a justiça pra decidir e tomar as certas medidas pra isso.

    Minha opinião é que eu não acho nenhuma das músicas sendo irmãs gêmeas umas das outras como 100% idênticas, elas tem sim semelhanças grandes e apresentam alguns elementos iguais, só que elas também tem suas diferenças, a letra e a forma que eram cantadas e interpretadas eram completamente diferente. Como exemplo de " I dont care" de Ramones a letra se utiliza de poucas palavras é praticamente uma frase sendo repetidas várias vezes (i dont care, traduzindo "Eu nao me importo") , e tudo bem, é a identidade dessa música, já em "Que pais é esse" O Renato incorporou na letra um retrato da revolta do povo com o país. Então cada uma das bandas e músicas tem sua identidade própria.

    O Renato com sua voz marcante e suas letras profundas davam essa identidade pra música, em algumas músicas sua voz suava leve como em "Vento no litoral" ou em "Love in the afternoon" contando uma história, mostrando melancolia, tristeza, amor, ja em outras músicas como "Que pais é esse" ou em "Geração Coca-cola" ele tinha uma voz forte que demonstrava, raiva, insatisfação, uma indignação da situação que estava o país (e que ainda está hoje), um sentimento de rebeldia que também faziam os jovens se conectarem com a banda. Então essas emoções, sentimentos, indignações criavam e ainda criam uma forte conexão com O Renato e as músicas, e essa identidade só eles tinham, isso é o que faz a banda ainda ter raizes fortes nas pessoas e ainda ser cantado nos shows de mps em corais com o público.

    O que quero dizer com isso resumindo é que todas bandas se inspiram em outras e isso vai refletir em suas obras, então eu interpreto como inspiração. Agora, Se de fato a banda quis fazer o plágio de tais músicas como disse a cima que sejam julgadas e se resolvam com os autores das outras músicas. Mas Independente disso a banda legião urbana sempre será essa banda conhecida pelo sentimento único que transmitia em suas músicas marcando uma geração inteira e que de certa forma ditou o rumo do MPB a partir dela.

    Eu amo a banda, e sempre quando escuto sinto isso com ela, e so hoje estando "Adulto" entendo algumas letras do Renato, mas sei que muitas ainda terei que interpretar ao decorrer da minha vida. Elas me ajudam nos momentos bons e ruins e inclusive elas me conectam muito com meu Pai que também é louco pela banda e já foi pra shows deles quando jovem, quem me dera ter esse privilégio. Enfim, Essa conexão entre eu e pai pela música deles é algo que espero ter também quando tiver filhos e acredito que músicas que passam entre gerações são músicas eternas pois criam um valor sentimental pessoal já que tem ligações afetivas entre as pessoas das quais você ama, e por isso amo Legião.

    "Não me entrego sem lutar, tenho ainda coração, não aprendi a me render, que caia o inimigo então"

    No mais é isso abraço a todos
    Viva pra sempre Legião Urbana 🙌

    ResponderExcluir
  25. Come Before Christ and Murder Love - Death in June
    Por Enquanto

    ResponderExcluir
  26. estava ouvindo the cure e percebi como o legiao copiou, aí vim parar aqui nesse blog. Em especial a musica "A Forest" , parece uma musica do legiao, mas nao me lembro

    ResponderExcluir