Em 1982 saia o primeiro
disco do cantor Lobão, Cena de Cinema. O disco não chegou a ser um grande
sucesso, vendendo apenas 6 mil cópias. Lobão chegou a ficar na “geladeira” por
sua gravadora, devido a uma briga com o diretor da RCA e o disco logo sairia de
catálogo.
No mesmo ano, Lobão tocou em
um festival com várias bandas e neste mesmo festival ocorreu um jogo de futebol
com integrantes destas bandas. Após este jogo conheceu dois rapazes que tocaram
neste festival que diziam que eram fãs do disco Cena de Cinema. Esses rapazes
eram João Barone e Herbert Vianna do Paralamas do Sucesso.
Os integrantes do Paralamas
disseram que tocavam as músicas de Lobão em seus ensaios e Lobão ficou muito
lisonjeado e até mostrou um trecho de uma música nova em inglês que sairia em
seu novo disco com os Ronaldos. Uns três meses depois sairia o primeiro disco
do Paralamas, chamado Cinema Mudo.
Alertado por um amigo, Lobão
ouviu o disco do Paralamas e achou que era uma cópia de seu trabalho, dizia que
Herbert Vianna cantava com a mesma voz que a dele. Enquanto seu disco era Cena
de Cinema o do Paralamas era Cinema Mudo e que a música que ele tinha mostrado
para o Paralamas anteriormente, era a base para a música “Cinema Mudo”, ou seja,
eles tinham copiado praticamente tudo de seu trabalho.
Lobão ainda conta que a
perseguição não parou por aí. Quando ele fez a música “Me chama”, Vianna fez
“Me liga”, quando fez a música “Revanche”, que falava sobre a favela, Herbert
fez “Alagados” com a mesma temática. Diz ainda que depois que ele começou a
tocar com a bateria da Mangueira, não demorou muito e Vianna produziu um disco
de Fernanda Abreu com o título Da lata, com a participação da mesma bateria.
O Paralamas nunca entrou na
pilha de Lobão. O baterista João Barone disse que a banda admirava sim na época
o primeiro disco de Lobão, mas as músicas que a banda gravou em Cinema Mudo já
tinham sido compostas bem antes do lançamento do disco de Lobão. Barone ainda
afirma que isto tudo é recalque, que o cantor tinha inveja por não fazer o
mesmo sucesso do Paralamas e outros grupos dos anos 80.
As semelhanças realmente
existem, mas dizer que uma grande banda como o Paralamas plagiou o trabalho de
Lobão parece ser exagero. O jeito é ouvir os dois discos e fazer uma análise,
para ver se Lobão tem ou não razão. Tirem suas conclusões.
As vozes são bem parecidas e os arranjos também, sei não...
ResponderExcluirÉ verdade Edilson, o Lobão tem suas razões para reclamar....obrigado por ler o blog. Um abraço!
Excluirmuito parecidas não, foi plagio mesmo rsrsrs
ResponderExcluirÉ Augusto fica difícil mesmo negar rs. Obrigado por ler o blog. Abraço!
ExcluirHá algumas semelhanças, sim. Aliás, houveram outras tretas no rock nacional por causa disso. Nos anos 80 alimentavam a discórdia por dizerem que a banda Uns e Outros "imitava" a Legião Urbana e que Inimigos do Rei era um clone do Titãs.
ResponderExcluirOs anos 80 eram legais até nisto. Tinha uma cena musical rica dentro do rock, criando até algumas rivalidades, algo que não se vê hoje em dia.
ResponderExcluirÉ verdade. Atualmente a cena rocker nacional parece cristalizada e sem ideias.
ExcluirRidiculo o Lobão....recalque puro.....é mesma coisa que o Yes falar que todos grupos do rock progressivo os copiavam.....o Ska era o som do "momento"..todos grupos do mundo soavam igual.....quanto a voz parecida só uma coisa: o Herbert Vianna sabe cantar! rsrsrsr
ResponderExcluirO Lobão é sempre do contra, se a direita tá no poder ele é de esquerda, se a esquerda está no poder ele é de direita rs, gosta de aparecer.
ExcluirTalento é isso: produzir um belo trabalho a partir do que se aprende em sua época. O Lobão é paranoico, canta mal e presunçoso.
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ResponderExcluirAs músicas são bem parecidas, resta saber quem compôs primeiro, sem falar que a música do Paralamas é infinitamente melhor e o Lobão tem problema de dicção, não dá pra entender quase nada do que ele canta ou fala.
ResponderExcluirMas, que tem muita gente cara de pau que copia música dos outros, isto tem.
Que plágio nada!!! Lobão que não sabe e não aceita compartilhar experiências sonoras e culturais entre músicas e músicos!!! E é marrento pra caralhoo tbm né!!! rsrsrs
ResponderExcluirLi o livro e pela experiência comum se averigua que isso é tudo neura de Lobão... todas as histórias casos que cita com o Herbert penso que foram exagero e que o Paralamas agiu bem em ignorar todas as supostas acusações de Lobão, tudo quase sem fundamento...
ResponderExcluirPolêmicas a parte, as evidências são muito fortes de plágio.
ResponderExcluirA despeito do comentário final do autor dessa matéria, de que "dizer que uma grande banda como o Paralamas plagiou o trabalho de Lobão parece ser exagero", ele se esqueceu que na época, o grande artista de sucesso e em evidência era o Lobão, e o Paralamas era uma banda iniciante, que o idolatrava.
Há ainda o fator influência. Os Paralamas absorviam muito o trabalho do The Police e outras bandas de Ska.
Adoro e admiro o trabalho dos dois, mas essas coisas podem acontecer. Exemplos não faltam. Taí Whola Lotta Love pra comprovar.
Verdade cara o Lobão estourou antes....mas como o Lobão fala, parece que todo o mérito do sucesso do Paralamas é dele, que os cara são uma mera cópia....na minha opinião Paralamas tem um trajetória musical bem mais interessante...um abraço e obrigado por ler o blog!
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ResponderExcluirCom todo o respeito, naqueles distantes anos oitenta eu gostava mesmo era do U2.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkk U2 era bão mesmo nos anos 80 hehehe abraço!
ExcluirParabéns pelo blog, gostei do subtítulo: "...ou o que restou dela" Como cantou Arnaldo Baptista: "Onde é que está meu rock’n’roll?" Brincadeira. Hoje em dia tem muitos artistas bons que graças a internet conseguem espaço para divulgar seus trabalhos, coisa que antigamente nem pensar. Só para fechar o raciocínio, lembra que em 1983, 1984, o Ritchie fez um baita dum sucesso e nem foi convidado para o Rock in Rio? Tenha um ótimo dia, boa sorte!
ResponderExcluirValeu Waine, obrigado por ler o blog. Tem dois textos que falo do Ritchie no blog se quiser dar uma olhada são esses:
Excluirhttp://orockaindanaomorreu.blogspot.com.br/2015/08/vimana-banda-mais-famosa-que-ninguem.html
http://orockaindanaomorreu.blogspot.com.br/2013/11/ritchie-e-seu-voo-de-coracao.html
Abraço!
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ResponderExcluirLembro de uma entrevista do Lobão onde ele falava mal do jeito que o baterista do Paralamas tocava, eu não sabia dessa polêmica, agora está explicado rs.
ResponderExcluirA minha impressão é que no máximo o trabalho do Lobão possa ter servido de inspiração, isso não chega a ser plágio. Em um contexto geral Paralamas tem um trabalho bem mais interessante que o Lobão. O Lobão sempre me pareceu um ser invejoso, em suas falas, entrevistas, polêmicas. Fica até difícil dá-lo razão em algo.
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ResponderExcluirNunca fui muito fã do paralamas mesmo, e agora menos ainda. O que o lobão clama faz todo sentido sim, os paralamas sao copiadores sim, basta olhar a bateria do barone chupadíssima do stu copeland do police, o proprio admite. os vocais sao baseados sim, e sao uma banda que nunca teve vergoha de admitir que tem um apelo exclusivamente voltado para o lado comercial, eles produzem o que eles sabem que vai vender. mas o lobao claro pecou por nao focar apenas na sua carreira ao invés de se preocupar tanto com o paralamas. alias muita droga ele tinha na mente ne vamos combinar, ele mesmo fala no livro que quando mudou la p mangueira passava dias virado nas bocas de fumo cheirando pó. como o diz proprio ex companheiro bernardo vilhena, o lobao parou no tempo e nao evoluiu.
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