27 de outubro de 2015

Top 10 Iggy Pop

James Newell Osterberg nasceu em 21 de abril de 1947. Mais conhecido como Iggy Pop, se tornou no decorrer dos anos um dos artistas mais performáticos e influentes da história do rock. No final da década de 60 liderou o The Stooges, banda considerada como precursora do punk rock, lançando dois discos clássicos: The Stooges de 1969 e Fun House de 1970. Em 1977 lançou seu primeiro disco solo, The Idiot, produzido pelo amigo David Bowie, que produziu também o segundo disco solo de Pop, Lust For Life. A canção “China girl”, presente no primeiro disco de Iggy Pop foi regravada por Bowie em seu álbum Let´s Dance de 1983.


Iggy Pop quando garoto assistiu a um show do The Doors e ficou fascinado com a performance maluca de Jim Morrison e percebeu que era aquele tipo de postura no palco que ele iria adotar em sua carreira. Pop também foi um dos primeiros artistas a fazer o Stage Diving, pulando em cima do público durante os shows. Hoje vamos relembrar dez grandes momentos da carreira deste grande artista, que dias atrás fez um apoteótico show em São Paulo. 

“I wanna be your dog” (Do disco The Stooges de 1969)

Maior clássico da carreira do The Stooges tem toda a urgência e visceralidade que se tornariam características básicas do punk rock. Música e discos obrigatórios para aqueles que querem entender o que veio depois na década de setenta. 



“Search and destroy” (Do disco Raw Power de 1973)

Canção explosiva e direta que se tornou uma cartilha para muitos roqueiros. Ouvindo a canção vemos a influência em diversas bandas antigas e da atualidade, como o The Hives, por exemplo.


“No fun” (Do disco The Stooges de 1969)

Também do clássico primeiro disco dos Stooges, um canção característica da banda, simples, direta e urgente. 


“Fun house” (Do disco Fun House de 1970)

Do segundo disco da banda, tem uma sonoridade mais diversificada com a presença de um saxofone, mas com a mesma pegada característica do Stooges.


“China girl” (Do disco The Idiot de 1977)

Música do primeiro disco solo de Iggy Pop tem uma levada mais pop e uma parceria com David Bowie, que a regravou anos depois. The Idiot foi o último disco que Ian Curtis, vocalista do Joy Division ouviu antes de cometer suicídio em 1980. 


“Lust for life” (Do disco Lust For Life de 1977)

Escrita por David Bowie, esta canção fez bastante sucesso nos anos 90, quando fez parte da trilha sonora do filme Trainspotting de 1996.


“The Passenger” (Do disco Lust for Life de 1977)

Um dos maiores clássicos de sua carreira solo foi regravada pelo Siouxsie And The Banshees e fez bastante sucesso no Brasil na versão do Capital Inicial, com direitos a vários “la la las” de Dinho Ouro Preto. 


“Candy” (Do disco Brick By Brick de 1990)

Talvez o maior sucesso radiofônico de Pop, tem a participação da vocalista do B52´s, Kate Pierson. Um das canções mais bonitas da carreira de Iggy Pop. 


“Wild America” (Do disco American Caesar de 1993)

Esta música me marcou bastante. Passava na MTV na época em que eu comecei a ficar fascinado pelo rock. Neste vídeo podemos ver toda a expressão corporal de Pop, uma de suas maiores características. 


“Corruption” (Do disco Avenue B de 1999)

Uma grande canção que fala de um tema bem conhecido aqui no Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário