2 de janeiro de 2014

Discos essenciais para entender o Britpop (Parte 1)

O Britpop não foi necessariamente um movimento musical. Esta denominação foi dada pela imprensa musical para as bandas inglesas que surgiram no final dos anos 80 e começo dos anos 90. Se nos Estados Unidos havia o Rock Alternativo e o Grunge, na Inglaterra havia as bandas faziam um som que era mais puxado para o rock dos anos 60 e 80. Estas bandas que faziam este som e chegavam ao mainstream, eram incluídas no Britpop.


O início do Britpop pode ser considerado com o lançamento do primeiro disco do Stone Roses em 1989 e teve seu auge na disputa pelos primeiros lugares da parada entre Oasis e Blur. Para entender um pouco melhor esta fase do rock inglês, vamos relembrar os grandes discos lançados pelas principais bandas desta fase.

The Stone Roses – The Stone Roses (1989)


Oriundos da cena “ecstasy” de Manchester, que ainda tinha como grande representante a banda Happy Mondays, o Stone Roses estreou sua carreira fonográfica com este clássico disco, apenas denominado The Stone Roses, de 1989. A capa do disco foi influenciada pelos distúrbios estudantis ocorridos em Paris em 1968, em que os estudantes chupavam limões para combater os efeitos do gás lacrimogêneo jogados pela polícia.

O grande destaque do disco é o guitarrista John Squire. Logo de cara na primeira música, Squire faz um riff que se tornou um clássico na psicodélica “I wanna be adored” e mostra versatilidade e criatividade ao longo do disco. O vocal inspirado de Ian Brown dá um tom sonhador em “Waterfall” e no hit “Made of Stone” e o baixo de Mani e a bateria de Reni (detalhe para as belas viradas de “I am the ressurrection”) mostram que era um disco que os instrumentistas também se destacavam individualmente.


Havia também um toque contestador nas letras como na música anti-monarquia, “Elisabeth my dear” e na música que falava sobre os motins de 68, “Bye bye Badman”. O Stone Roses chegou a gravar um segundo disco em 1994, porém a banda se dissolveu logo depois, devido a diversos atritos internos e só voltaram a se reunir em 2011, com a esperança dos fãs de que finalmente seja lançado o terceiro disco da banda.

O álbum The Stone Roses pode ser considerado o marco inicial do Britpop, depois deste disco diversos jovens de várias partes da Inglaterra se animaram a fazer seu som e tentar alcançar o sucesso deste clássico do rock inglês. Oasis e Blur devem muito a esta lançamento de John Squire e companhia.














Nenhum comentário:

Postar um comentário