22 de setembro de 2015

Nasi mistura ritmos africanos ao rock em seu novo disco solo

Egbe é o novo trabalho solo do eterno vocalista do Ira!, que mesmo após a volta de sua banda original não deixou de lado sua carreira solo e através de uma campanha de financiamento coletivo lança seu quarto disco (sem considerar os discos lançados como Nasi e Irmãos do Blues). Há algum tempo praticante do Candomblé, neste novo trabalho mostra sonoridades da música africana, misturadas com blues, country e o tradicional rock feito com o Ira! ao longo de mais de trinta anos de carreira.


O disco foi gravado ao vivo no Áudio Arena dentro do estádio do Morumbiba e lançado no formato de DVD também. O que causa uma estranheza inicial é o fato de seis das treze faixas deste disco serem do último trabalho de estúdio de Nasi, Perigoso, lançado em 2012. As canções que se repetem neste disco têm praticamente os mesmos arranjos e estruturas do disco anterior, apenas com uma leve evolução instrumental, e alguns improvisos, graças ao entrosamento da banda ao longo dos shows nos últimos anos.

Começando com o potente rock de “Dois animais na selva suja da rua”, música de Taiguara que ficou famosa também na voz de Erasmo Carlos, Nasi faz uma bela versão com sua baleada voz, que melhorou um pouco graças aos quilos perdidos pelo cantor nos últimos meses. Em “Ori” (que tem um riff de guitarra que lembra “Sex type thing” do Stone Temple Pilots), Nasi pede proteção contra todo o mal em forma de uma oração com o refrão em língua africana.

“Alma noturna” é uma das canções inéditas do disco, com um bom riff e uma pegada bem rock. “Feitiço na rua 23” tem um clima etéreo e belos arranjos de guitarra. “Amuleto” é um divertido country rock estilo Johnny Cash. “Perigoso” tem uma letra autobiográfica, enquanto “Não vejo mais nada de você” é uma balada acústica com uma letra saudosista, que relembra vários lugares da cidade de São Paulo.

“Monia” é outra canção inédita, tem um belo arranjo de órgão e gaita, porém com uma letra meio forçada. “Rubro Zorro”, canção do clássico disco do Ira! Psicoacústica de 1988, ganha um novo arranjo que funciona muito bem, em outra canção ao estilo country rock. “Problemas” é um blues característico que lembra o trabalho de Nasi feito com os Irmãos do Blues na década de noventa. “Se Deus quiser e o diabo deixar” tem bastante influência da música negra americana, com um belo arranjo de sax. “Sol e chuva” tem percussão com berimbau em um ritmo afro-brasileiro. Para encerrar o álbum mais música em ritmo africano em “Egbe onire”.

Neste novo disco, Nasi mostra um consistente trabalho musical, graças também a uma competente banda de apoio e uma ótima captação de som do Áudio Arena. Vamos aguardar agora o novo disco do Ira! que deve sair ano que vem, esperando que não tenha músicas do nível de “ABCD”, uma fraca canção nova que a banda paulistana toca em seus shows após seu retorno aos palcos em 2014. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário