11 de setembro de 2015

Os cinquenta anos do disco Help! dos Beatles

Este mês comprei o disco Help! dos Beatles, faltando para mim agora apenas quatro álbuns para completar a discografia básica da banda. Coincidentemente este ano completaram-se cinquenta anos do lançamento deste grande disco do Fab Four. Lançado como trilha sonora do filme de mesmo nome, mostra a evolução da banda que culminaria com a mudança radical na sonoridade dos Beatles com o disco Revolver de 1966.
No auge da Beatlemania teve logo após seu lançamento o antológico show feito no She Stadium em Nova Iorque, sendo o primeiro show feito em um estádio, iniciando a era de grandes espetáculos musicais. Ainda em 1965, segundo reza a lenda, Lennon e Harrison usaram LSD pela primeira vez. O resultado disto todos já sabem: a fase mais psicodélica da carreira da banda.

Logo de cara temos uma das canções emblemáticas dos Beatles, “Help!” seria um desabafo de Lennon sobre o sucesso e o assédio descontrolado das fãs histéricas. Com um refrão fantástico, foi um grande marco dentro da história da música. “The night before” tem aquelas vocalizações que o Fab Four fazia com maestria, em uma canção pop e encantadora.


“You got to hide your love away” tem uma sonoridade influenciada por Bob Dylan, uma balada folk que tem uma letra que dá a entender se tratar de uma relação proibida (ou homossexual). Alguns boatos dizem que a letra fala sobre uma relação “divertida” entre Lennon e o empresário da banda na época, Brian Epstein. “I need you” é cantada por Harrison e tem um riff simples e eficiente, nesta canção composta para a namorada de Harrison na época, Patty Boyd.

“Ticket to ride” foi a introdução dos Beatles à psicodelia e tem uma letra enigmática que tem diversas interpretações. Alguns dizem que é sobre uma garota que deixou Lennon, outros dizem que a letra fala sobre um ticket especial dado a prostitutas em Hamburgo, na Alemanha. “Act naturally” é cantada por Ringo Starr e mostra a paixão do baterista pela música Country, nesta canção composta por Johnny Russel. 


“I´ve just seen a face” é uma divertida canção cantada por McCartney, música que também aparece na versão americana do álbum Rubber Soul. Em “Yesterday” temos a primeira vez que um integrante grava uma canção sem a presença dos outros. McCartney canta com violão acompanhado apenas por um quarteto de cordas. Um dos momentos mais memoráveis do rock é uma das melhores músicas dos Beatles, com uma linda letra, se tornando a canção mais regravada de todos os tempos.


O álbum termina com o potente rock de "Dizzy Miss Lizzy", do compositor Larry Williams, cantada com raiva pelo mais roqueiro e rebelde dos Beatles, John Lennon. Com arranjos simples e minimalistas aliados à bela produção de George Martin, Help!, o disco, se tornou um marco dentro da história do rock. Ali já se percebia que os Beatles não eram apenas quatro rapazes bonzinhos e afinados que faziam músicas para garotas apaixonadas. Os Beatles começavam a se tornar uma banda de rock cada vez mais consistente, gravando um disco clássico atrás do outro, com uma sonoridade que influenciaria a música para sempre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário