30 de junho de 2014

Tributo a Michael Jackson – O legado de um mito

Semana passada completaram-se 5 anos da morte de Michael Jackson, o artista mais importante da música pop de todos os tempos. Como a maioria já sabe Michael teve uma carreira meteórica, começando a cantar na banda de sua família, o The Jackson Five, aos cinco anos de idade. Logo cedo o pequeno Michael já convivia com o sucesso, vários shows, turnês e inúmeras cobranças, principalmente de seu pai, deixando sua infância de lado e sofrendo muito com isto.


Sua carreira solo foi revolucionária, lançando disco clássicos e inovadores dentro da música pop, como o primeiro disco de sua fase adulta, Off The Wall de 1979 e Thriller de 1982. Michael também se destacou pelas danças e coreografias, criando passos de dança clássicos como o Moonwalk e o “The Lean” (inclinando o corpo em 45º).

Sua vida foi muito conturbada e sua mudança de cor e as diversas plásticas feitas durante os anos, o transformaram em uma figura excêntrica e estranha, fora os escândalos e acusações de abuso sexual, que renderam processos milionários e desgastaram muito a imagem do pop star. Vamos esquecer um pouco desta parte trágica e relembrar alguns grandes momentos de Rei do Pop e seus grandes videoclipes. 

“Rock with you” (Do disco Off The Wall de 1979)

Talvez um dos maiores discos de black music, junto com What´s going on de Marvin Gaye, Off The Wall rendeu preciosidades como esta deliciosa música, “Rock with you”. Excelente linha de baixo, ótimas guitarras e o excelente desempenho vocal de Michael, tudo funciona bem nesta canção.





“Don´t stop till get enough” (Do disco Off The Wall de 1979)

Outra pérola de Off The Wall, esta canção ficou muito famosa no Brasil por ser abertura por muitos anos do programa Vídeo Show. Nesta música percebemos a ótima extensão vocal de Michael e excelente produção de Quincy Jones, com um arranjo moderno e inovador para os padrões da época.




“Thriller” (Do disco Thriller de 1982)

O disco mais vendido de todos os tempos, rendeu hits incontestáveis. A música “Thriller” ganhou um clipe revolucionário para a época. A coreografia feita no vídeo é imitada por milhares de pessoas até hoje. Um dos maiores sucessos da carreira de Michael e a música que consolidou ele como o maior ícone pop de sua geração.




“Beat it” (Do disco Thriller de 1982)

Nesta canção Michael flerta de vez com o rock ao chamar nada mais nada menos que Eddie Van Halen para gravar as guitarras. O sensacional riff e o complexo solo de guitarra dão uma pegada rockeira ao tradicional pop feito por Michael. Detalhe para a lendária cena do videoclipe com as mesas de sinuca sem caçapa. Genial.




“Billie Jean” (Do disco Thriller de 1982)

Da batida da bateria até chegar ao refrão perfeito, esta música é uma aula de como uma canção pop deve ser. Uma letra que fala um pouco sobre os inúmeros boatos sobre sua vida que Michael já enfrentava naquela época. 




“Bad” (Do disco Bad de 1987)

Jackson tenta mostrar um lado mais “durão” e “mau” neste disco, mas como todos sabem que Michael de durão nunca teve nada, sempre teve aquela imagem de garoto meigo e delicado. O clipe que mostra uma briga de gangues em forma de coreografia de dança se tornou mais clássico de sua carreira. Neste vídeo já se percebia a mudança de cor da pele do cantor e algumas alterações em sua fisionomia, resultado das primeiras de inúmeras plásticas feitas em Michael.




"Smooth Criminal" (Do disco Bad de 1987)

Mais uma superprodução cinematográfica de Michael, o vídeo é inspirado nos filmes de Gangsteres. Uma aula de dança e de coreografia. Quem nunca imitou o jeito estranho que Jackson canta esta música?





“Black Or White” (Do disco Dangerous de 1991)

Nesta época Michael já estava completamente branco e enfrentou diversas críticas, dizendo que ele não gostava de ser negro, por mais que Michael afirmasse que clareou a pele para esconder o Vitiligo. Na letra ele celebra a igualdade de raças e a música tem a participação de Slash na guitarra de McCaulay Culkin no clipe. 




"Remember the time" (Do disco Dangerous de 1991)

Outra produção cinematográfica de Jackson com participações de Magic Johnson e Eddie Murphy. Um dos vídeos mais divertidos do rei do pop. 




“They don´t care about us” (HIStory: Past, Present and Future, Book I de 1995)

Este vídeo foi gravado no Brasil e marcou a vida de muita gente. Com uma percussão ao ritmo baiano, a letra fala da desigualdade social e foi um dos últimos grandes momentos da carreira vitoriosa de Michael Jackson.




Nenhum comentário:

Postar um comentário