18 de junho de 2014

Os 10 anos de Hot Fuss

Em 2002, quatro rapazes de Las Vegas resolveram montar uma banda de rock, com bastante influência dos anos 80. O vocalista Brandon Flowers, o guitarrista Dave Keuning, o baixista Mark Stoemer e o baterista Ronnie Vannuci escolheram o nome The Killers inspirados na banda fictícia que aparece no clipe “Crystal” do New Order.




Em 2004 saiu o primeiro trabalho do grupo, Hot Fuss e tinha todos os elementos para o sucesso: Um vocalista carismático e boa pinta, uma mistura envolvente de rock oitentista com o Indie Rock dos anos noventa, muitos sintetizadores, bons riffs de guitarra e ótimas melodias pop. Chegar ao topo das paradas de sucesso era só questão de tempo.

“Somebody told me”, primeiro single do disco, fez muito sucesso nas pistas de dança do mundo inteiro, com um refrão empolgante e linhas de guitarras simples, mas muito bem construídas, alinhados ao uso de sintetizadores, que remetiam a bandas como New Order e Depeche Mode. No clipe também podemos perceber que não foi só o nome fictício da banda que eles roubaram do vídeo “Crystal” do New Order. 


O disco estourou mesmo com a música “Mr. Brightside”, uma das primeiras composições do vocalista Brandon Flowers com o guitarrista Dave Keuning. “Jenny was a friend of mine”, música de abertura do disco, tem uma linha de baixo marcante e fala sobre uma garota que foi assassinada pelo namorado ciumento. A canção faz parte de uma espécie de trilogia, com músicas que falam sobre este mesmo tema. As outras duas que fazem parte desta trilogia são "Midnight Show" e "Leave the Bourbon on the Shelf", que faz parte do disco de lados B da banda, Sawdust, lançado em 2007.

A nostálgica “Smile like you mean it” também é um dos grandes momentos do disco, com seu belo riff feito com sintetizadores. “All these things that I´ve done” é o hino da banda, cantada sempre em uníssono nos shows, uma das melhores composições do The Killers. “On top” é outra canção cheia de sintetizadores, que faz qualquer um sentir saudade dos anos 80. 



“Change your mind” foi substituída na versão inglesa pela música “Glamorous Indie Rock & Roll", canção que ironiza o Indie Rock em geral. Hot Fuss foi talvez o último grande disco de rock a ser lançado, sendo uma das melhores estreias dos últimos tempos. Pena que o The Killers tenha perdido um pouco de sua pegada inicial, se preocupando hoje em dia em ser um novo U2, mas deixou sua marca com este grande álbum. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário