9 de agosto de 2015

Vímana – A banda mais famosa que ninguém ouviu

Imaginem uma banda com os seguintes integrantes: Ritchie, Lulu Santos, Lobão e o ex-tecladista do Yes, Patrick Moraz. Poderia ser considerada uma espécie de “dream team” do rock brasileiro, mas tantos egos juntos não poderiam dar certo e o Vímana não conseguiu ter uma carreira muito extensa.


Originalmente o grupo contava com Paulo Simas nos teclados e Candinho na bateria vindos da banda Módulo 1000, Lulu Santos na guitarra e vocais e Fernando Gama no baixo. Eles faziam apresentações e os quatro trabalhavam como músicos de estúdio para outros artistas. Com a saída de Cadinho em 1975, entram para a banda Ritchie e Lobão, tornando-se a formação mais conhecida do Vímana.

Com o sucesso das apresentações ao vivo a banda chamou a atenção da gravadora Som Livre e o grupo acabou gravando o compacto Zebra, que tinha no lado A a canção que dá título ao compacto e no lado B uma canção em inglês, chamada “Masquerade”. O Vímana chegou a gravar um disco completo com doze faixas, nunca lançado pela gravadora, que alegava que o público não estava preparado para o rock progressivo feito pelo grupo.


Ritchie disse que não sabe o destino das fitas masters com as gravações, mas suspeita que estejam no poder de Lulu Santos. Ele ainda alega que a banda na época era muito prepotente e que achavam que estavam mudando o mundo, mas na verdade estavam apenas mudando a vida deles. Ele, Lobão e Lulu moraram juntos por muito tempo e mantêm uma grande amizade até hoje, mas a disputa de egos era muito forte naqueles tempos entre os integrantes.

A coisa piorou quando o ex-tecladista do Yes, Patrick Moraz entrou para a banda no final dos anos 70, querendo fazer no Brasil uma versão tupiniquim do próprio Yes. Moraz, porém, odiava Lulu Santos e expulsou-o da banda, culminando com o fim do Vímana. Segundo as más línguas, um caso entre Lobão e a mulher de Moraz também contribuiu para o fim do grupo.


Ritchie costuma dizer que o Vímana é a banda mais famosa que ninguém ouviu. Uma banda que era promissora, com ideias interessantes, mas a dificuldade no relacionamento dos integrantes e a falta de interesse da gravadora culminaram com o seu fim. De qualquer forma foi o embrião de uma carreira de sucesso de artistas como Lobão, Lulu Santos e Ritchie, que nos anos 80 participaram de uma grande fase do pop rock brasileiro, algo que não se via desde os tempos da Jovem Guarda. 


5 comentários:

  1. Pô! Bem que essas musicas que não foram lançadas poderiam aparecer, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né? Quem sabe um dia, com a Internet tudo é possível....kkkkk

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Para ouvir o compacto e o LP: https://murodoclassicrock4.blogspot.com/2011/07/vimana-discografia.html

    ResponderExcluir