7 de maio de 2014

Os vinte anos de Definately Maybe

Em 1991 Liam Gallagher, Paul Arthurs, Paul McGuigan e Tony McCarroll, montaram uma banda chamada The Rain. O irmão mais velho de Liam, Noel Gallagher logo percebeu que eles não tinham muito futuro e que faltava algo no grupo. Não demorou muito para Noel entrar para a banda e tomar conta de todas as composições, logo depois a banda mudou de nome para definitivamente ser chamada de Oasis.


Em 1993 assinaram contrato com gravadora independente Creation Records. No final do mesmo ano foi lançado o compacto de 12 polegadas da música “Columbia” e em abril de 1994 saiu o single da música “Supersonic”. Definately Maybe chegou às lojas em agosto de 1994 e teve a produção de Owen Morris.

A capa do disco traz inúmeras referências. Na imagem, uma foto tirada na casa do Paul “Bonehead” Arthur, aparece a foto do jogador inglês Rodney Marsh (ex-jogador do time de coração dos irmãos Gallagher, o Manchester City). Há também um pôster de um dos maiores ídolos de Noel, o compositor Burt Bacharath e na televisão aparece uma cena do filme The Good, The Bad and The Ugly. 

Logo neste primeiro registro já se percebiam as referências musicais do Oasis, Beatles, é claro, o Glam Rock dos anos 70 e o rock inglês dos anos 80. A primeira música, “Rock n´roll star” tem uma letra hedonista, que fala do sonho de ser um rock star, nem que seja por um dia. Nesta canção já percebemos uma banda audaciosa e com certa arrogância, característica que acompanhou o Oasis em toda sua carreira.

“Shakermaker” é um dos plágios mais descarados do Oasis. Com certeza foi proposital, pois a música tem a melodia idêntica a um comercial da Coca-Cola de 1971 que tem uma música chamada “I´d like to teach the world to sing”. Teve até uma banda que tirava um barato, chamada No Way Sis, que regravou esta música do comercial para mostrar como era um plágio escancarado. 







“Live forever” é uma das melhores composições de Noel Gallagher, uma letra que fala sobre a brevidade da vida, com excelentes solos de guitarra. Destaque para o clipe da música que mostra diversos artistas do rock que morreram jovens e foram homenageados. “Up in the sky” é uma das mais energéticas do disco, com seu vigoroso riff de guitarra.



“Supersonic” é a melhor música do Oasis, com uma bateria marcante no começo e um riff de guitarra simples, mas que fica na cabeça. Noel Gallagher ainda esnoba, falando que fez a canção em cerca de cinco minutos. “Bring it on down” é uma porrada, mostrando o lado mais sujo do som da banda.



Em “Cigarretes and alcohol”, Noel Gallagher pega emprestado o riff de “Get it on” do T-Rex, para fazer uma das músicas mais polêmicas da banda, uma ode aos excessos da vida na estrada, com um clipe também polêmico, com várias modelos fumando e bebendo. “Slide away” e “Married with children” foram feitas para a namorada na época de Noel, que queria terminar o relacionamento dos dois.





Definately Maybe foi o álbum de estreia mais vendido da história do rock, alcançando mais de 30 milhões de cópias no mundo todo. Um disco que mostrava uma banda muito ambiciosa e querendo conquistar o mundo. Com certeza um dos melhores momentos do rock inglês da década de 90 e uma das melhores estreias da história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário