23 de abril de 2015

Grandes bandas da Suécia

Quase sempre quando pensamos no pop e no rock internacional, logo nos vem em mente Estados Unidos e Inglaterra, grandes centros da indústria fonográfica mundial, mas é claro que existem outros países com muitos artistas que se destacaram mundialmente. No post de hoje vamos relembrar algumas bandas do pop e do rock que saíram da Suécia e conquistaram o mundo, seja o pop arrebatador de bandas como ABBA e Roxette ou o punk rock esporrado do The Hives.

 ABBA


Surgido em Estocolmo em 1972, o ABBA era um grupo pop que estourou na época da disco music no final dos ano 70. O nome da banda é um acrônimo com as letras inicias de cada integrante (Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid). As melodias perfeitas combinadas com um instrumental muito bem arranjado e com bastante suingue tornaram o ABBA um dos maiores vendedores de discos de todos os tempos, chegando aproximadamente aos 200 milhões de cópias. Sucessos como “Dancing queen”, “Fernando” e “The winner takes it all” conquistaram o mundo e muitos roqueiros por aí, sendo influência para muitas bandas até hoje. O ABBA lançou oito discos de estúdio e encerrou suas atividades em 1982.



The Cardigans


O Cardigans foi formado em 1992 e alcançou relativo sucesso com o single “Carnival” em 1995, mas foi com a canção “Lovefool” que fez a banda estourar, participando da trilha sonora do filme Romeu e Julieta de 1997. Depois do sucesso do disco First Band On The Moon, o Cardigans lançou em 1998 o introspectivo Gran Turismo em 1998 com som mais eletrônico e soturno e agradou a crítica e fãs, gerando o clássico videoclipe “My favorite game”. Graças a beleza e carisma da vocalista Nina Person e de suas boas canções o Cardigans conquistou seu espaço entre as maiores bandas da Suécia. O último trabalho do grupo foi o disco Super Extra Gravity de 2005.



The Hives


Formado em 1994, o The Hives emplacou mundialmente com a canção “Hate to say I told you so” em 2001. Com um punk rock rápido e enérgico, com influência de bandas como The Stooges e The Sonics, o Hives vem conquistando cada vez mais fãs, graças também as ótimas e enérgicas apresentações ao vivo. Com um visual que prima pela elegância e uso de ternos caros que contrasta com a sonoridade que a banda faz, chamou a atenção do público que gosta de rock e a o grupo está na ativa até hoje, sendo seu último disco Lex Hives lançado em 2012.



Roxette


Esta dupla de pop rock formada por Marie Fredriksson e Per Gessle foi um dos maiores sucessos do final dos anos 80 e início dos anos 90. Seja com baladas românticas arrebatadoras ou com canções pop de refrão forte, o Roxette atingiu a marca de mais de 60 milhões de discos vendidos no mundo todo. Com uma carreira repleta de hits, se tornou um dos maiores ícones da música pop sueca. Seu último disco foi Travelling de 2012.



Ace of Base


Chamado de “ABBA dos anos 90” o Ace of Base também era formado por dois homens e duas mulheres e faziam música pop de qualidade, por isto as comparações eram inevitáveis. A grupo estourou em 1993 com o hit “All that she wants” e em 1994 com o disco The Sign. Com boas melodias e duas cantoras afinadas e lindas, marcaram a década de 90. Infelizmente o sucesso não durou tanto e a banda ainda faz shows com outra formação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário