14 de maio de 2014

Clássicos da adolescência – Smash

Em 1994 eu estava na sétima série e a MTV era minha referência musical. Certo dia assistia ao Top 10 EUA, programa que passava os 10 clipes mais pedidos no país. Foi quando eu vi uma banda com um clipe meio tosco e que tinha um riff de guitarra meio oriental e aquela música não saia mais da minha cabeça. Este tal clipe era da banda californiana Offspring e a música, “Come out and play”.


A banda já tinha dois álbuns, The Offspring de 1989 e Ignition de 1992, quando lançou o disco Smash em 1994 pela gravadora independente Epitaph Records. O sucesso da música “Come out and play” logo levou o grupo aos primeiros lugares da parada de discos vendidos da Billboard. Esta canção também gerou uma polêmica: A banda Agent Orange acusou o Offspring de ter copiado o riff de “Come out and play” de uma música sua, chamada “Bloodstains”, porém a acusação não deu em nada, pois o riff era feito de uma escala de notas muito utilizada. A banda Vandals fez até uma música tirando um barato do Agent Orange e a frustrada acusação de plágio.







Smash é um disco que transborda energia e rebeldia adolescente. Em sua abertura há uma apresentação falada pelo herói punk Jello Biafra, vocalista do Dead Kennedys. Em seguida vem a primeira porrada do álbum, “Nitro (Youth ennergy)”, uma música que quando você ouve dá a impressão de estar descendo uma montanha russa, de tanta energia e adrenalina que ela causa. “Bad habit” tem uma introdução de baixo que virou obrigatória nos show da banda até hoje, uma canção que começa lenta, mas logo vira um punk rock frenético perfeito para as rodas de porrada dos shows.

“Gotta get away” com sua introdução simples, mas extremamente marcante foi outro sucesso do disco e o videoclipe rodou direto na MTV. O ritmo continua forte em músicas como “Genocide” e “Something to believe in”. Boa parte do sucesso de Smash deve se ao guitarrista Noodles que tinha uma técnica um pouco mais apurada do que um guitarrista de punk rock normal, fazendo riffs velozes e solos simples, mas mostrando técnica e criatividade. O vocalista Dexter Holland é outro destaque, no auge de sua forma, cantando com muita força e garra, às vezes em notas bem difíceis de serem alcançadas. 




“Come out and play” é o grande hit do disco, em uma letra que fala sobre a violência da juventude e brigas de gangue e quanto isto não leva a lugar algum. “Self steem” tem ecos “Nirvanicos”, com um riff e andamento que lembra bastante a banda de Seattle. Outro grande sucesso do álbum, com uma letra que fala de um cara que sabe que é traído e que não tem autoestima.





"Killboy Powerhead" é o único cover de Smash, originalmente gravado pela banda punk Didjits. "What Happened To You" é um ska com um belo solo de guitarra de Noodles. Ainda dá tempo e guardar um pouco de fôlego para pular ao som de “Not the one”, “So alone” e “Smash”.



Smash foi o disco lançado por uma gravadora independente mais vendido da história. Depois deste álbum houve uma briga entre várias grandes gravadoras que ficaram interessados na mina de ouro que o grupo havia se tornado. Finalmente em 97 a banda assinou com a Columbia e lançou o sucessor de Smash, Ixnay On The Hombre, que também fez bastante sucesso. Com o tempo, o Offspring acabou virando uma banda mais radiofônica e perdeu um pouco do punch inicial, mas foi em Smash que a banda teve seu ápice musical, marcando a vida de milhões de adolescentes ao redor do mundo.






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