28 de julho de 2014

Grandes nomes do rock alternativo dos anos 90

Os anos 90 foram muito interessantes para o rock, talvez tenha sido a última grande década do estilo, com inúmeras bandas de qualidade surgindo e ganhando destaque. Nos Estados Unidos, ocorreu um fenômeno no cenário underground, as bandas começaram a se destacar e assinarem com grandes gravadoras, sem necessariamente mudar de estilo. Estes grupos conseguiram até boas vendagens e deixar sua marca na história da música, mesmo com o espírito underground. Vamos relembrar algumas destas bandas e algumas de suas melhores músicas.

Buffalo Tom


Formada em 1987, a banda Buffalo Tom é formada pelo vocalista Bill Janovitz, o baixista Cris Colbor e o baterista Tom Maginins. Seu som é muito influenciado por bandas como Dinossaur Jr. e Hüsker Dü, também pelo country rock de bandas como Buffalo Springfield entre outras. No início o som da banda era mais sujo e punk, mas com o tempo as canções foram ficando mais tranquilas e trabalhadas, destacando a marcante voz de Bill Janovitz. Entre os principais “quase sucessos” do grupo, podemos destacar as músicas “Summer” e “Tailights Fade”. Seu último disco foi lançado em 2011 e a banda existe até hoje.





Sugar


Bob Mould, ex-vocalista do Hüsker Dü formou uma nova banda em 1992, o Sugar. Com um som mais melódico e menos “esporrento” do que sua banda anterior, Mould lançou três trabalhos com a banda, Copper Blue de 1992, o EP Beaster em 1993 e File Under Easy Listening de 1994. Copper Blue foi eleito um dos melhores discos de rock alternativo dos anos 90, gerando hits como “Helpless” e “If I could change your mind”. Após o término do grupo, Mould seguiu em carreira solo e lanço seu último disco, Beauty and Ruin este ano. Leia a resenha aqui.





The Lemonheads


Formado em 1986, o Lemonheads é liderado pelo vocalista, guitarrista e galã Evan Dando. Com muita influência do rock dos anos 60 e o rock de garagem dos anos 80, o grupo tem um som muito melodioso e com guitarras distorcidas. O nome da banda foi tirado de uma famosa marca de balas dos Estados Unidos. Seu disco de maior sucesso, It´s a Shame About Ray, de 1992, gerou alguns sucessos, o maior deles o cover de Simon & Garfunkel, Mrs. Robinson, música que fez parte da trilha sonora do relançamento do filme “The Graduate”. A banda ainda está na ativa e seu último disco de estúdio foi lançado em 2009.





Grant Lee Buffalo



Formado em 1991, O Grant Lee Buffalo é um power trio com uma sonoridade um pouco diferente das bandas dos anos 90. O som deles é mais puxado para o folk, de artistas como Neil Young e Bob Dylan, misturados com guitarras distorcidas e muita melancolia. Seu primeiro álbum, Fuzzy, de 1993 é um disco obrigatório para quem quer conhecer o rock alternativo da década de 90. Após 4 discos com o Grant Lee Buffalo, o vocalista Grant Lee Philips seguiu em carreira solo e a banda se reúne esporadicamente para alguns shows.





The Breeders


Antes mesmo do fim do Pixies, a baixista e vocalista Kim Deal criou, junto com sua irmã gêmea Kelly Deal, a banda Breeders. Em 1990 saiu o disco Pod, produzido por Steve Albini. Este álbum era um dos favoritos de Kurt Cobain, influenciando bastante a sonoridade do disco In Utero do Nirvana. O maior sucesso do Breeders sem dúvida nenhuma foi o disco Last Splash de 1993, graças ao improvável hit “Cannonball”. A banda tocou no Brasil ano passado e no Setlist rolou o Last Splash na íntegra. Fora dos Pixies desde 2012, agora Kim Deal pode se dedicar totalmente a própria banda, juntamente com sua irmã.





Nenhum comentário:

Postar um comentário