4 de junho de 2014

Boas bandas inglesas que sumiram

O rock inglês sempre foi prolífero. Em cada década centenas de bandas aparecem e desaparecem sem deixar muita saudade, porém algumas bandas com muita qualidade e potencial acabam sumindo e não conseguem dar continuidade ao sucesso inicial, sejam por problemas internos, falta de sorte ou pela cruel indústria fonográfica, que sempre quer coisas novas e poucos acabam sobrevivendo. No post de hoje vamos relembrar algumas destas bandas e as algumas grandes músicas que eles fizeram.

Ocean Colour Scene


O guitarrista Steve Cradock e o baixista Damon Minchella eram membros da banda de apoio do cantor Paul Weller (Ex-vocalista do The Jam e do Style Council). Em 1989 resolveram montar o Ocean Colour Scene, banda com muita influência do Mod, de bandas como The Who e o próprio The Jam. Em 1996 saiu o primeiro disco do grupo, Moseley Schoals. O álbum teve boa recepção de crítica e de público e chamou atenção de gente como Noel Gallagher. O Ocean Colour Scene chegou a fazer turnê com o Oasis e tem um relativo sucesso na parada britânica. Com o passar do tempo a banda foi perdendo espaço dentro do cenário do rock inglês e está em atividade até hoje, mas sem o sucesso do inicio de carreira. Destaque para o ótimo guitarrista Steve Cradock, um dos melhores de sua geração e para o bom vocalista Simon Fowler.







Kula Shaker


O Kula Shaker foi fundado em 1995 e misturava música indiana com o rock, claramente influenciados pelo som feito pelos Beatles, mas especificamente por George Harrison. O primeiro disco da banda, K, de 1996 fez muito sucesso, graças a hits como “Govinda” e “Tattva”. O segundo disco do grupo, Peasants, Pigs, and Astronauts, também foi bem recebido pela crítica e pelo público. O Kula Shaker se separou em 1999 e só voltou aos palcos em 2006, lançando mais dois discos, porém sem a mesma receptividade dos dois primeiros trabalhos gravados na década de 90.







Gene


A banda Gene despontou no cenário do Britpop em 1995, com seu disco de estreia, Olympian. O álbum chamou a atenção graças a sonoridade extremamente emotiva e melódica do grupo, que chegava a lembrar um pouco do espírito de bandas como o The Smiths. Olympian teve sucessos como “Hauted by you” e “Sleep well tonight”. O disco chegou ao oitavo lugar da parada inglesa. Depois disto a banda nunca mais conseguiu fazer o mesmo sucesso e terminou suas atividades em 2004.







Cornershop


O Cornershop é outro grupo que mistura música indiana com o rock, com o agravante do vocalista Tjinder Singh ser filho de indianos, o que dá mais veracidade a mistura proposta pela banda. Seu terceiro álbum, When I Was Born for the 7th Time, de 1997, foi eleito pela crítica especializada um dos melhores discos do ano, o que deu muita visibilidade ao Cornershop. Depois deste pequeno sucesso, a banda deu uma sumida, mas ainda existe e seu último trabalho foi lançado em 2012.







Spacehog


O Spacehog surgiu também em meados dos 90, com a música “In the meantime”, que fez certo sucesso, com um clipe que passava direto na MTV. O som do grupo era bastante influenciado pelo Glam Rock de T-Rex e David Bowie. Depois do êxito do primeiro disco, Resident Alien de 1996, o grupo deu uma sumida, mas ainda está em atividade até hoje.








Nenhum comentário:

Postar um comentário