24 de janeiro de 2014

A volta do Ira! e tributo a Hélcio Aguirra

Depois de quase sete anos de separação a banda paulistana Ira! voltará a fazer shows, pelo menos com seu “Núcleo Base”, Nasi e Edgard Scandurra. O baterista André Jung e o baixista Ricardo Gaspa não participarão da turnê, que terá 200 shows e durará dois anos.


O baixista Gaspa já tinha afirmado em entrevista que não tinha o menor interesse em voltar a tocar com o Ira! pelo fato de agora ter sua própria banda e ter total controle sobre sua música. André Jung até considerou a ideia de voltar para a banda, porém Nasi provavelmente não o aceitaria de volta, já que foi ele quem trouxe Jung para a banda, depois dele ter sido expulso do Titãs e André foi o primeiro a ir contra Nasi na famigerada briga que culminou no fim do Ira! em 2007. Leia a história da entrada de Jung para o Ira! aqui.

A reconciliação de Nasi e Scandurra foi selada em outubro do ano passado com a realização de um show beneficente, que teve a participação de Paulo Ricardo do RPM e Arnaldo Antunes. A banda tocou diversos clássicos da carreira da banda e alguns covers. Integrantes das bandas de apoio da carreira solo de Edgard Scandurra e Nasi substituíram Gaspa e Jung, fato que também acontecerá na turnê.


Depois de tantas brigas e vexames causados pelos desentendimentos ocorridos em 2007, será muito bom rever esta grande banda tocando ao vivo, mesmo sem ser com todos seus integrantes. Principalmente se tocarem mais músicas de discos clássicos como Psicoacústica e Vivendo e não Aprendendo, e fazendo um repertório que mescle grandes sucessos com músicas novas e outras nem tão conhecidas, variando o repertório.


Tributo a Hélcio Aguirra

Infelizmente faleceu dia 21 de janeiro o guitarrista da banda Golpe de Estado, Hélcio Aguirra. Aguirra foi um dos melhores guitarristas do rock brasileiro, foi integrante de uma banda pioneira do heavy metal nacional, o Harppia, banda que cantava em português, com um som pesado que não devia em nada para as bandas de fora.

Com o Golpe de Estado, mesmo não tendo estourado como outras bandas do rock dos anos 80, construiu uma sólida carreira, fazendo um hard rock de muita qualidade, sempre com sua guitarra marcante. Uma grande perda para o rock nacional.










Nenhum comentário:

Postar um comentário